quinta-feira, 19 de julho de 2007

Valorize o que você come!

Fazer dieta é algo complicado. Não é fácil ter que parar de comer aquilo que mais gostamos, como todas as besteiras que bem sabemos quais são.
Eu nunca gostei e/ou consegui fazer dieta por causa disso.
Ia na nutricionista, ela me dava aquele cardápio básico que todo mundo tem guardado em alguma gaveta, eu seguia aquilo por algum tempo e logo enjoava. Eu simplesmente não consigo comer todo dia a mesma coisa! Todo dia era: leite desnatado com café e pão francês sem miolo com margarina no café da manhã. Pô!! Haja saquinho, hein! Eu quero tomar suco, chá, comer biscoito, torrada, bolo!! Requeijão, patê, geléia! Não consigo simplesmente seguir aquilo ali à risca. Tá, tudo bem, tem as tais substituições... Mas mesmo assim. Aquilo ficava martelado na minha cabeça e um dia eu enjoava.
Hoje eu sei que não precisa ser assim. Hoje eu aprendi que posso comer até macarrão na hora do café, se eu quiser! É só ter consciência do que se está comendo e fazer escolhas sábias.
É por isso que eu gosto tanto de cozinhar. Quando você cozinha, você se permite criar, fazer as coisas bem do seu jeitinho. Mudar receitas, trocar um tempero por outro, aumentar um pouquinho disso aqui, diminuir uma pouquinho daquilo lá... Ai, eu adoro! Me dá mais a sensação de controle sobre o que estou comendo. Além do que é divertido e se gasta bastante calorias abaixando pra pegar panela, esticando o braço para pegar a farinha lá no alto do armário, mexendo alguma coisa que está no fogo, lavando louça!! Como eu só cozinho nos fins de semana e, às vezes, à noite, eu me divirto e passo bastante tempo na cozinha, e eu gosto!
Mas tem gente que não gosta né? Fazer o quê... Cada um é cada um, e é preciso tirar sempre proveito de tudo. Se você não gosta de cozinhar, procure comprar mais comidas prontas, congelados ou que seja só colocar água e tacar no microondas.
De um jeito ou de outro, procure sempre dar uma enfeitadinha no que estiver fazendo.
Por exemplo: sabe aquela sopeira linda que você ganhou de presente de casamento e nunca usou?? Pois é, faça a sua sopinha ou compre pronta ou semi-pronta, e coloque-a na sopeira! Prepare uma mesa bonita, coloque torradinhas em pratinhos ou cestinhas. Coloque guardanapo, jogo americano, taças, tudo que você tem direito! Você merece!
Aí você fica pensando: Mas e quem vai limpar isso tudo? EEEUUU??? Nem morta??
O que você prefere: ter um pouquinho de trabalho na cozinha ou continuar acima do peso e infeliz????
Se você quer mudar, tem que mudar mesmo! Às vezes, o que faz a gente desistir não é o alimento, ou a restrição de coisas gostosas na alimentação... É o ato de comer aquilo daquele jeito.
Quando você não estava de dieta, fazia aquela macarronada no domingo, chamava os amigos, colocava mesa, fazia sobremesa... Ai como era bom! Agora que você está dieta... Come só uma torradinha com cottage no banquinho da cozinha de frente pra parede... Nem coloca à mesa porque come tão pouquinho que não vale à pena... Ah, me poupe né???
Se valorize! Valorize o que você come! Se cuide melhor!
Comprou o cottage? (ô treco mais sem graça) Dê uma temperadinha nele e coloque naquele potinho/vidrinho de porcelana/vidro/inox que está escondido lá no fundo do armário. Você vai ver como o gosto fica diferente!
Tem uma tábua de frios, daquelas de madeira (super chique!)? Espalhe ali o seu blanquet, seu queijo prato light, já nas porções a serem consumidas por você e por quem mais for comer e se delicie!
Pra mim essas coisas fazem muita diferença... Eu não gosto só de comer... Eu gosto de comer bonito! E isso tem me ajudado bastante. Você acaba se sentindo como se estivesse jantando fora, ou em alguma ocasião especial. E isso sempre coloca a gente pra cima não é mesmo?
Então! Escolha uma receita bem legal, ou compre os pãezinhos que você mais gosta e se dê um banquete de presente. Tudo dentro do que você pode comer, mas tudo bem bonito. Se delicie com tudo, coma devagar, aprecie não só a comida, mas a companhia de quem estiver do seu lado. Fique longe da TV, do computador, coloque uma musiquinha suave.
Você vai ver como se pode achar o ato de comer muito prazeroso mesmo com as nossas comidinhas leves e você nem vai sentir falta dos... de... da... do que mesmo?
:-)

3 comentários:

Luciana Campos disse...

Muito curioso né...eu as 01:46 ao lado do meu marido dormindo lendo seu post...a uma certa altura tive que colocar a mão na boca pra travar o riso...banquinho de frente pra parede e comer bonito fecharam meu dia com chave de mestre....kkkkkkkk
É isso ai,fora que nós casadas não podemos descuidar destes mimos dentro das nossas casas.Eu tbm amo cozinhar.
Boa noite...
Beijinhos

Daniele disse...

Torradinha com cottage no banquinho de frente pra parede é a minha cara!!! aliás, não acho cottage sem graça não, eu simplesmente amo..rs
A minha endocrinologista tb incentivou a deixar a comida mais "bonita"..segundo ela antes de comermos com a boca temos que comer com os olhos..

Beijo

Anônimo disse...

Obrigada pela visita =]
Adorei o posté bem isso mesmo...q bom q gosta dos meus gifs, são simples, mas de coração para vcs usarem e abusarem, bjsss e ótimo fds!