quarta-feira, 11 de julho de 2007

Frutas

Eu li ou ou vi em algum lugar recentemente como seria o correto modo de ingerir frutas, e pra mim fez muito sentido, pois eu não consigo comer frutas junto ou logo após uma refeição, nem sucos, sem me sentir mal. Pesquisei na net e achei essas informações, olhem que interessante.

O Dr. António Marcos, português, especialista em medicina natural diz em seu site, sobre nutrição ortomolecular:
Deve evitar-se tomar fruta as refeições, pois a mesma, divide a presença dos açucares que contêm, vai levar a que o resto dos alimentos fermentem no estômago.
O melhor é tomar a fruta no intervalo das refeições ou meia hora antes das mesmas, pois a sua passagem do estômago ao duodeno, tem sensivelmente uma duração.
E, no site da Fundação Sai Sanjeevini, na seção Frutas - O alimento maravilhoso, diz:

(...)
Entretanto, frutas, como hoje são ingeridas pela maior parte das pessoas, podem, positivamente ser danosas.
A maior parte das pessoas come frutas:
(a) após as principais refeições,
(b) combinadas com derivados de leite na sobremesa,
(c) cozida ou assada.
Isto não está certo.
As frutas devem ser comidas com o estômago vazio.
As frutas nunca devem ser combinadas com leite ou grãos.
Frutas devem ser comidas cruas.
Porque? Isto torna-se claro quando nós compreendemos como as frutas são digeridas pelo corpo.
Após serem bem mastigadas, as frutas entram no estômago por um curto período (15 a 20 minutos para a maioria, meia hora para as bananas), e, então, prosseguem para o intestinos onde são digeridas com a utilização de suas próprias enzimas. Se são comidas depois de uma refeição, permanecem no estômago sobre os alimentos ingeridos antes e fermentam porque não conseguem uma passagem para descer aos intestinos. Não somente as frutas tornam-se completamente inúteis, como podem tornar-se a causa de acidez, indigestão, gases, cólicas, prisão de ventre e outras doenças.
Por esta mesma razão não podem ser combinadas com qualquer outro alimento. Estes, precisam permanecer no estômago por várias horas para digestão.
Cozinhar a fruta destrói suas enzimas auto-digestivas e as transformam em fardos para o corpo.
De fato, acidez, cólica, indigestão, prisão de ventre, podem ser auxiliadas, substancialmente, por comermos frutas, ao menos meia hora antes das refeições. Sofredores crônicos destes problemas devem abster-se de comer qualquer pão, no café da manhã. Eles devem comer somente frutas frescas.
Quando estivermos "morrendo de fome" frutas são a melhor aposta. Elas fornecem energia rápida e eficientemente, sem usar as reservas do corpo (outros alimentos usam energia em quantidades massivas, no processo da digestão).


Legal, né? Vou passar e experimentar esse sistema e ver como meu organismo aceita as frutas.

Nenhum comentário: