terça-feira, 10 de julho de 2007

É preciso se conhecer

Lendo alguns blogs das amigas ali do lado, percebo que a ansiedade toma conta de todas nós, não é mesmo?
Vejo meninas desesperadas, querendo comer praticamente só uma folha de alface no almoço e no jantar, como a fome impera, enfiam o pé na jaca... hehehe E se culpam demais depois! Eu mesma já fiz muito isso!!
Mas hoje, eu vejo que o sucesso para o emagrecimento saudável é conhecer os seus limites e aprender a mudar os hábitos e, também, que reduzir DEMAIS (do dia para a noite) o que se come não é a solução.
Eu comecei a emagrecer, sem esforço*, pensando assim: "antes da dieta, eu comia meia pizza. Agora que estou de dieta, se eu comer 1/4 de pizza já tá bom!!!" Isso já é uma mudança alimentar! E é verdade! Comer 1/4 de uma pizza grande está longe de ser o ideal em uma boa alimentação, mas é preciso ter muita noção de que ninguém muda da noite para o dia. É preciso ser gradativo, pelo menos é nisso que eu acredito.
(*quando eu digo sem esforço, quer dizer sem aquele esforço descomunal, sem aquela coisa de que "se eu não comer isso agora eu vou ter um treco". É claro que qualquer dieta requer esforço e perseverança, apenas quero dizer que eu não passei mal porque não comi um bolo, não fiquei triste porque eu sou gorda e não posso comer nada que é bom, não tive esses pensamentos que não ajudam em nada e só colocam a gente pra baixo... Fraquejei em alguns momentos sim, mas sempre consciente e sabendo levantar no minuto seguinte!)
Fazendo as coisas dessa forma, a evolução dentro da gente é muito fácil, mais tranqüila. Tanto que hoje eu nem encomendo mais pizza, eu faço a minha em casa, muito mais light, com a receita do VP e sem muzzarela. E agora estou começando a fazer de farinha integral.
Olha só o tamanho da minha evolução! Se eu tivesse feito isso da noite para o dia, eu ia enjoar na segunda semana, certamente!!! E também, a ansiedade aumenta muito mais quando se é radical. Ficar pensando em: Ai meu Deus, uma pizza!!! Socorro!!! TIREM ELA DAQUIIIIII!!!!!!!!!
PÁÁÁÁÁÁRA!!!! A pizza não vai te atacar.
É só colocar na cabeça que você pode SIM comer aquela pizza. Mas não é todo dia e nem toda semana. Escolha um dia do mês e coma a sua pizza feliz da vida! Mas não vale escolher tipo HOJE ou AMANHÃ e pensar: "oba, então eu como a pizza hoje e aperto o resto do mês" NÃO! Não adianta! Você tem que aprender a se valorizar e lutar pelos seus objetivos. Marque a "sua pizza" para daqui a três semanas. Aí você se aperta até chegar lá. Segue sua dieta direitinho, sem loucuras, para chegar lá e comer sem culpas. Mas coma sem culpas mesmo! Senão, não tem graça...
Te garanto que daqui a algum tempo, você nem vai mais lembrar que a pizza gorda existe e... tcharam! Você está curada! Você vai ver como a fissura de comer passa e o que fica é o prazer de saborear.


Observação gorda: Você pode trocar a pizza por uma fatia caprichada de torta, um empadão, aquela coxinha, uma bomba de doce de leite, uma mega lasanha, um saco de pipoca amanteigada, e por aí vai... ;-)

2 comentários:

Princess Deluxxe disse...

Oi, Ana! Adorei seus textos. Adorei conhecer vc!! Acho q vc tem toda razão qdo diz q precisamos emagrecer aos poucos, mudar aos pouco, nos adaptarmos - e não enlouquecermos qdo comemos algo mais calórico. Não adianta fugir da realidade, né? O mundo como pizza! como fugir disso? acabamos nos tornando pessoas chatas e neuróticas, de verdade, regulando tudo, chateando todo mundo.
tô me cuidando pra não ficar assim. Tenho medo, sabe - apesar de saber q sou o desmantelo em pessoa, a primeira a pedir torta de chocolate de sobremesa, rsrsrssss
Volto aqui outras vezes, pra saber mais de vc.
bjossssssssss

Esperando Maria Clara disse...

Oi Ana,
Prazer em conhecê-la (ainda que seja pelo blog, rsrsrs). Assim como vc eu tb acredito que a perda de peso deve ser gradual e que a perseverança é a alma do negócio!
Bjs.