sexta-feira, 27 de julho de 2007

Sexta-feira, dia de mudar de vida!

Depois de trabalhar duro por cinco dias, espremer-se no metrô, parar horas no trânsito, todo mundo quer uma cerveja, um doce... Mas o melhor que você pode fazer pelo seu corpo é encarar o regime na própria sexta, não engordar no fim de semana e sair dois dias antes da turma da segunda-feira!

por Lucília Diniz

Responda rápido: dieta combina com sexta-feira? Se você pensa que sim, parabéns! São raras as pessoas que raciocinam assim (todas magras, diga-se de passagem). Quase sempre eu escuto sonoros “nãos” como resposta. Então quando pergunto qual seria o dia mais adequado para começar a dieta, geralmente me apontam a segunda-feira. Afinal, trata-se do início de um novo ciclo de trabalho. Mas seria também o início de um novo ciclo de vida? Não. É certo que toda segunda-feira exige muita disciplina, assim como as terças, quartas, quintas e até as sextas-feiras. Também é verdade que a disciplina é um dos ingredientes mais importantes para manter-se na linha, sempre em forma. Mas não basta ter disciplina se não houver “vontade de mudança”. E ela sempre aparece na sexta-feira. Podem reparar. Toda sexta-feira, por pior que esteja nossa agenda, sempre encontramos tempo para refletir sobre a vida. Ou, pelo menos, para pensar como vamos celebrar a vida no fim de semana. Refletir é pensar em chances. Triste é que, entre os primeiros programas sonhados para o fim da semana, destaca-se o de dormir até tarde no dia seguinte. “Atividade” que é seguida de uma série de programas passivos, do tipo cinema, barzinho, cabeleireiro, shopping, fofoca com as amigas e futebol para os homens (assistir, não jogar, que fique claro).

Do macarrão à feijoada
Pior ainda são os alimentos campeões de audiência do fim de semana. Feijoada, churrasco, pizza, macarronada, entre outros exageros energéticos que vão da rabada com polenta ao fast food das crianças. Nada leve. Nada light. Tudo mergulhado na gordura... e todas as boas intenções da semana se tornam um quilo a mais em seu corpo.

A curtição de cozinhar...
Que tal aproveitar a próxima sexta-feira para refletir em como mudar de vida? Isso mesmo! Procure ver o fim de semana como um tempo de preparação. Um momento para planejar a SUA grande virada. Agindo assim, você terá dois dias para por em prática uma rotina mais saudável e acostumar-se à idéia de mudança. Isso sim é o mais difícil. A disciplina vem naturalmente. Ela faz parte do dia-a-dia.

Para começar, planeje cardápios light. Selecione boas receitas em revistas, livros e até na internet. Ao sair do escritório, passe no supermercado e compre todos os ingredientes selecionados. A curtição já começa aí.

Outra dica é não ficar em casa de bobeira. Aposte em caminhadas pelo bairro e no parque, malhação no clube, esportes, etc. Melhor ainda se você puder fazer uma viagem que a afaste da rotina. Se puder gastar algum dinheiro, recomendo uma estada curta no novo hotel SPA Jequiti, no Guarujá. Fica a uma hora de São Paulo e oferece conforto, gastronomia e tratamentos de primeiro mundo. Viagens, ainda que curtas, inspiram grandes mudanças.


Hummm, esse texto me deu uma super idéia... Tenho uma cópia de uma matéria de revista em casa de um "Spa em casa". São dicas para um fim de semana completo com tratamento digno de uma rainha, com o horário todo certinho de refeições, exercícios, dicas de beleza, tudo sem gastar muto. Acho que estou precisando disso!!! Vou ver se consigo fazer! Se der certo eu posto aqui pra vocês fazerem também!!!

Update às 15:55:
Achei no site da Boa Forma uma matéria de Day Spa em casa:
http://boaforma.abril.com.br/edicoes/190/fechado/Beleza/conteudo_176.shtml
O que eu tenho em casa é para o fim de semana todo, mas é bem parecido. Quem quiser ir se adiantando, façam esse aí. Mas tem que ser um dia inteirinho dedicado só pra você!
Ou então dividam as tarefas entre sábado e domingo...
Beijos!

6 comentários:

Anônimo disse...

Aninha, legal te rever nas fotos publicadas! Já tinha ouvido falar dessa história de iniciar planos na sexta-feira, legal mesmo, estamos com mais pique nesse dia.
Tb gosto de cozinhar novidades light no final de semana, mas não é sempre que tenho tempo, infelizmente. Talvez nesse eu experimente o seu já famoso pavê..
Ah, tb falei de vc no meu blog!

Viviani disse...

oi querida

adorei o texto

meu maior problema tb é nos fds!!!

vc é muito linda viu!

um bjo e otimo fds

se de sim de presente um dia so seu!!!

Anônimo disse...

Oieee...uiaa vc é bonita menina, parabéns =]
Hmmm eu tinha lido esse texto, muito bom mesmo, bjss e ótimo domingo!

Adriana Bandeira disse...

Adorei seu blogg... to começando agora e estou muito animada com os exemplos que estou encontrando... beijos e serei visita freqüente ta!!! beijos!!!

Anônimo disse...

Gostei desse pensamento sobre a sexta... a gente sai dois dias adiantado, srsrrs!
BJO!

disse...

É isso aí, Ana, concordo plenamente com a Lucilia e com vc. Tanto que sempre que iniciei uma dieta seja para perder poucos ou muitos quilos, foi na hora da decisão e não na segunda. É muito "pesado" começar qualquer coisa na segunda. E planejar os cardápios é a melhor receita prá otimizar a vida e curtir outras coisas boas além de comer. Tenha uma ótima semana. Zá