sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Modelo de cardápio

Gente, a fim de ajudar uma amiga, a Marcília, resolvi postar esse modelo de cardápio aqui. Ele foi dado no VP e, apesar de ter só os pontos dos alimentos, serve pra todo mundo. Quem conta calorias, é só pegar as calorias de cada alimento e fazer as contas. Mas achei um cardápio muito bem balanceado e fácil. Garantia de saciedade e bem-estar! Apreciem e façam! Eu mesma ainda não fiz, mas vou fazer, vocês vão ver... hehehe

Café da manhã
  • 1 porção de fruta: 1 pt
  • 1 fatia de pão integral ou 1/2 xícara de cereal (sem açúcar): 1 pt
  • 2 colheres de sopa de requeijão light ou cottage: 1 pt
  • 1 xícara de leite desnatado em pó ou 1 iogurte light: 1 pt
  • Café: 0 pt
Total: 4 pontos

Lanche da manhã
  • 1 porção de fruta: 0 pt
Total: 0 pt

Almoço:
  • 1 xícara de salada: 0 pt
  • 1 porção de gordura: 1 pt (azeite, por exemplo)
  • 1 porção de proteína( frango, peixe, soja, ovo ou feijão): 3 pt
  • 1 porção de carboidrato (arroz, batata): 2 pt (obs: 1 porção de macarrão = 1 xícara = 3 pt)
  • 1 xícara de legumes cozidos: 0 pt
  • Sobremesa: 1/2 xícara de gelatina diet: 0 pt
Total: 6 pt

Lanche da tarde:
  • 1 xícara de leite desnatado em pó ou 1 iogurte light: 1 pt
  • 1 fatia de pão integral light ou 1/2 xícara de cereal (sem açúcar): 1 pt
  • 2 colheres de sopa de requeijão light, cottage ou 1 polenguinho light: 1 pt
  • Café: 0 pt
Total: 3 pt

Jantar:
  • 2 xícaras de sopa só de legumes: 0 pt (batata não é legume, nem cenoura!)
  • 1 fatia de pão integral light ou 1 pão árabe pequeno: 1 pt
  • 1 xícara de salada: 0 pt
  • 2 colheres de chá de maionese light: 1 pt
  • Alguma coisa: 2 pt
  • 1 porção de fruta: 1 pt
Total: 5 pt

Ceia:
  • 1 xícara de leite desnatado em pó: 1 pt
  • 2 biscoitos cream cracker light ou 2 colheres de sopa de aveia: 1 pt
Total: 2 pt

Total do dia: 20 pontos.

O mínimo recomendado pelo VP é ingerir 20 pontos por dia. Menos do que isso o metabolismo baixa e o corpo começa a armazenar energia e a gente acaba não emagrecendo.
Para quem não conhece o método do VP, esses pontos são contados basedos na quantidade de calorias, gorduras e fibras de um alimento. Quanto menos calorias, menos gorduras e mais fibras um alimento tem, menos pontos ele tem. Existem alimentos 0 pt que são os que não contêm gordura (ou contém muuuito pouco) e o valor calórico é muuuito baixo.
Os livrinhos do Vigilantes te ensinam como calcular as porções, e eu acho que as dicas que ali contém servem para qualquer tipo de dieta, pois eles se referem a uma porção ideal.
Por exemplo, quando a gente começa a fazer dieta, a gente lê lá no roteirinho: "uma porção de frango". Mas o que é uma porção de frango??? POde ser um pedacinho minúsculo, pode ser um pedação... Então o VP criou um esquema para se calcular as porções visualmente, usando as mãos, e isso pode ser usado por qualquer um para calcular qualquer porção.
É assim:
1 porção de peixe = o tamanho de toda a sua mão aberta com os dedos unidos.
1 porção de frango ou carne = o tamanho da palma da sua mão (a mão aberta sem os dedos) ou uma fita cassete
1 xícara = 1 porção de macarrão = a mão fechada (punho)
1 colher de sopa = o polegar
1 colher de chá = a ponta do dedo indicador
Frutas e legumes (tamanho médio) = 1 lâmpada ou uma bola de tênis, mão fechada também
1/2 xícara = 1 mouse computador (para purê de batata, feijão, arroz)
Queijo = cubinhos = 6 dados / porção = 1 bola de ping-pong
Petiscos salgados = uma mãozada = 1 xícara
Sobremesas = torta, bolo, sorvete, biscoito = 1 guardanapo pequeno, um pires
Sanduíche = a altura do recheio deve ter a espessura de uma caneta ou lápis (sem a salada) (obs: considerando o sanduíche com 1 fatia só de pão cortada ao meio)

É isso, espero que possa ajudar vocês, especialmente a Marcília. :-)

OBS: Tá faltando alguma coisa ali no jantar, que eu acho que esqueci de copiar, eu acho que é frango ou atum, mas vou conferir e depois atualizo aqui.

5 comentários:

Luciana Campos disse...

Você e Marcília vê se deixam espacinho pra mim hein...senão quando eu voltar vcs duas ja esqueceram de mim.....buáááá.

Beijos para as duas amigas virtuais mais especiais do mundo.

Beijos

Esperando Maria Clara disse...

Ana...
Deixa pra lá o ciume da Lú (hahuahuahau)...mas, enfim...o que seria de mim sem vcs??? (não gosto nem de pensar!). Estou te escrevendo pra agradecer todo seu empenho em me ajudar e ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação. Vc é iluminada!
Obrigada!
Bjsssssssss

Márcia disse...

Muito boa a dieta,vc vai fazer???
Se der certo me fale,bjinhos Fiona

"Alice" disse...

Oi Ana... lá na sua academia, deve ter em algum lugar, uma tabela, com os preços dos produtos... não sei se são iguais em todas, ou se cada uma vende pelo preço que quer...

Qto ao tempo, bom... depende... lá na minha, tem bastante promoções, brincadeirinhas, e eu participo de tudo, então, consigo juntar até que rápido... o negócio é participar de tudo... rss

Bjinhos, boa sorte lá! Alice.

Felícia disse...

Minha Querida

Obrigada pelas dicas.
Também faço RA pelo método dos Vigilantes.
Na semana passada estava na sétima semana e resolvir bancar a gostosa e só comi 18 pontos por dia. Resultado, só eliminei 400g. Até então já tinha eliminado 5600k. Não sabia que 20 pontos era um limite mínimo, e que o corpo reage diferente.
Obrigada e beijocas





Vou voltar a cmer os20 pontos, na boa!
Beijocasw