quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A vitalidade dos alimentos

Retirado do blog da Zá

Sempre é salutar aliviar o organismo da sobrecarga alimentar. A energia normalmente consumida para realizar a digestão de alimentos pesados poderá ser melhor aproveitada na pronta limpeza do organismo e na regeneração das células. Os produtos da natureza (frutas, folhas, raízes, brotos e sementes) são os alimentos que exigem o menor trabalho digestivo.

Além disso, são dotados de extraordinárias propriedades despoluidoras, ou seja, depurativas. Sua riqueza em fibras assegura uma verdadeira "faxina" no tubo digestivo, levando embora, junto com as fezes, uma grande quantidade de toxinas e resíduos.

Graças ao elevado teor (principalmente nos alimentos da cultura orgânica) de vitaminas, sais minerais, oligoelementos, enzimas e substâncias biologicamente ativas de todo tipo, os vegetais fornecem aos órgãos de eliminação, os elementos de que necessitam para funcionar plena e perfeitamente. Além disso, quando consumidos crus e frescos, fornecem ao corpo uma água plena de vitalidade.

A maioria das folhas demanda calorias ao se deslocarem de uma extremidade à outra do tubo digestivo. Na realidade, para digeri-las, o organismo consome mais calorias do que recebe. Isso gera um balanço calórico negativo, provocando uma potencial perda de peso por combustão das gorduras em excesso.

No livro "Você sabe se desintoxicar" (Dr. Soleil - Ed. Paulus) os alimentos estão classificados em quatro categorias, de acordo com o seu grau de VITALIDADE.

Acho este conceito de extrema sabedoria, e toda vez que acesso um esclarecimento de forma tão clara e objetiva, não resisto, compartilho imediatamente:

1) Alimentos BIOGÊNICOS » GERAM VIDA

São a base ideal da alimentação, usando um ponto de vista qualitativo. São os germes, germinados e os brotos dos grãos, dos cereais, das leguminosas, das ervas e das hortaliças.

Os alimentos biogênicos contêm toda a informação genética para tais plantas iniciarem seu crescimento. São extremamente ricos em substâncias nobres à saúde como as vitaminas, sais minerais e oligoelementos, aminoácidos, enzimas, hormônios vegetais, estimulantes biológicos, etc.

Ao ingerirmos esse tipo de alimento cru e fresco, imediatamente ocorrerá um reforço e vitalização das células. Tanto na regeneração como na construção de células e sistemas saudáveis.

2) Alimentos BIOATIVOS » ATIVAM A VIDA

São a base ideal da nossa alimentação do ponto de vista quantitativo. São as frutas, raízes, hortaliças, leguminosas, nozes (sementes oleaginosas), os bagos, grãos e cereais que já estão maduros e são consumidos em perfeito estado, crus ou deixados de molho.

Os alimentos que geram a vida, e os alimentos que ativam a vida são considerados ALIMENTOS VIVOS. Foram previstos pela natureza para assegurar a vida e o bem estar do ser humano. Seu consumo traz vitalidade e saúde em qualquer idade.

3) Alimentos BIOESTÁTICOS » DIMINUEM A VIDA

São os alimentos cuja força vital foi reduzida pelo tempo (alimentos crus armazenados por muito tempo), pelo frio (refrigeração e congelamento) ou pelo calor (cozimento). Estão inclusos aqui as carnes, o leite e derivados e os ovos.

O consumo de alimentos bioestáticos é o resultado de hábitos sociais. Seu consumo assegura o funcionamento mínimo de nosso organismo, mas provoca o envelhecimento das células, pois não lhes fornece as substâncias vivas necessárias para sua saudável regeneração.

4) Alimentos que DESTROEM A VIDA ou BIOCÍDICOS

São os alimentos que predominam na alimentação moderna. São todos os alimentos cuja força vital foi destruída pelos processos físicos ou químicos de refino, conservação ou preparo.

Os alimentos biocídicos foram inventados pelo homem para sua própria perda. Ganham em praticidade, perdem em qualidade. Ganham em prazer, perdem em saúde.

Falamos do açúcar, principalmente o refinado, sal, chá preto, café, chocolate, bebidas alcoólicas, frituras, alimentos industrializados e aditivados, margarina e óleos refinados.

Envenenam pouco a pouco as células com as substâncias nocivas que contêm. É preciso saber que, mesmo em pequenas doses, qualquer produto químico adicionado aos alimentos é tóxico.

Os processos agrícolas modernos e a industrialização introduzem no organismo substâncias que paralisam o instinto alimentar, perturbam a assimilação e bloqueiam a eliminação. Enfraquecem pouco a pouco o sistema imunológico, causam vários problemas de saúde e abrem portas às chamadas doenças da civilização: doenças cardiovasculares, câncer, reumatismo, diabetes e outras doenças degenerativas e doenças mentais.

RESUMINDO
Alimentos que acordam a vida = elevada energia vital: são os alimentos usados na prática da Alimentação Desintoxicante. São fáceis de digerir e apoiam os mecanismos de desintoxicação do corpo.
  • Biogênicos (geram vida)
  • Bioativos (ativam a vida)

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.

Recomenda-se a leitura na íntegra do livro Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.
Texto extraído de: http://www.docelimao.com.br/alimentacao-vitalidade-dos-alimentos.htm

8 comentários:

Unknown disse...

oi linda, estava mesmo procurando pelo seu blog. Olha eu to animada sim, no entanto estou de molho em casa, coisas de pós operatório.
Mas tenho tentando me alimentar o mais educadamente possivel, mesmo pq as consequencias so eu sinto. A nutricionista vem aqui em casa semana q vem p me auxiliar melhor em relaçao a isso.Não tenho anotado disciplinadamente tudo que como mas tento na medida do possivel.
No mais, to com vontade de mudar e só por isso já é válido. Bjs no seu coraçao. tu tem msn? anota o meu olvidia@terra.com.br quem sabe a gente conversa .

Luciana Campos disse...

POmbas amiga vc ta postando muito caraca!!!!
Assim eu não tô conseguindo te acompanhar...será que postar emagrece?Se emagrecer vc vai ter boas notícias amanhã.....kkkkkkk
Tô correndo lindinha,mas semana que vem acho eu que melhore essa correria.
Olha só acabei de postar tá....deixei beijinhos pra vc lá.
Te adoro.
Boa noite.
Beijocas

Andye disse...

Oieee
Nossa, mto legal mesmo seu blog! Eu tbm tenho, digamos, uns quilinhos a mais, huehuehuheueh
Legal criar um blog com essa finalidade, eu achei suuper-legal! Parabéns! Tomara q vc chege no peso q vc quer, pq pelo jeito vc tem mtaaa força de vontade! Bjs e mta boa sorte!!!

Van disse...

Oi Aninha

Muito interessante essa materia!

Até copiei pro meu computador pra poder consultar sempre.

Beijos

Vanessa
www.van.globolog.com.br

Felícia disse...

Oi minha Querida
Obrigada pela sua gentil citação.
Mas é um "must" quando "todas" as nossas roupas cabem na gente, não é? Dá até uma certa onipotência.
Porque somos nos de novo no controle, e isso não tem preço.
Parabéns pela interessantíssima matéria, adorei.
Beijocas

Neblina Orrico disse...

Oi, Ana! Tô pirando, mas pelo menos estou cumprindo os pontos. Vamos ver se isso vai me ajudar. Muito bom esse texto. Um beijo pra vc. Neblina.

Anônimo disse...

oi Querida!
Vim te desejar um ótimo restinho de semana, afinal como disse a Beth, hoje ainda é quarta, estamos na metade da semana, da tempo de fechar a boca e emagrecer bastante ainda!!!
Um abraço e apareça na minha casinha quando puder.

disse...

É isso aí, Ana, informações interessantes devem ser compartilhadas. Bjs. Zá