quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Compras para um

Recebi hoje a newsletter do Vigilantes do Peso e nela vi um artigo muito interessante, sobre fazer compras para só uma pessoa.
No artigo estão mencionadas dicas muito boas como:
(as observações são minhas)
  • observar datas de validade - como, ao se fazer dieta, tende-se a comer menos, comprar um saco de arroz de 5kg não faz muito sentido, principalmente se você mora sozinho ou só com o companheiro(a). Especialmente porque é importante ter uma alimentação balanceada e diversificada, e aí você tende a não comer arroz todos os dias. Num dia vai ser uma batatinha, no outro um macarrão, eu pelo menos, odeio rotina e gosto de variar os pratos de um dia pro outro. E mesmo comprando porções menores - ex: saco de arroz de 1kg - é bom ficar atento à validade, pois às vezes nem o quilo inteiro dá pra consumir antes de acabar a validade. Principalmente se vc trabalha o dia todo e só cozinha nos fins de semana (como eu :) )
  • evitar comprar em atacado - vale isso que escrevi acima também. E nada de comprar um montão de pacotes disso ou daquilo, mesmo que seja comida saudável. Esquece esse negócio de "tá barato, vou comprar um montão". Promoção tem sempre, pense nisso e compre só o que você realmente precisa. Se comprar um montão, das duas uma: ou você vai acabar comendo muito ou vai ter que jogar comida fora porque ficou velha.
  • convidar um amigo para as compras - Por outro lado, fazendo compras com uma amiga, vocês podem aproveitar para comprar produtos que vêm em muita quantidade e trocar produtos entre si. Ex: Cada uma compra um molho de verdura e trocam metade uma com a outra. Eu adoro espinafre mas nunca consegui consumir um molho inteiro daqueles! Ou, ainda, uma bandeja de iogurte, um saco de maçãs, um pacote de damascos ou castanhas.
No site do VP tem várias outras dicas, além dessas com outra explicação. Vocês podem conferir aqui.

Beijocas e boa quarta!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Melhor método de malhação

Oi gente!
Tô decidida a voltar com a RA, com exercícios e com o blog! :D
O único problema é falta de tempo mesmo. Mas, enquanto eu vou me estruturando a respeito disso, eu queria pedir a ajuda de vocês para me ajudar a escolher um exercício físico.
Deixem suas opiniões nos comentários. Digam suas impressões, prós e contras, o que vocês acham que surte mais efeito, etc.
Estou até pensando em fazer um sorteio para quem deixar um comentário, o que vocês acham? :D
Vou deixar aqui a minha opinião de alguns tipos de exercícios que já tive alguma experiência. Para cada exercício eu coloquei primeiro uma definição tirada da Wikipedia* e, logo abaixo, a minha opinião.
*exceto o texto sobre a Curves, que tirei do site deles.

Espero que gostem!

Pilates
Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
- Eu nunca fiz pilates, mas eu já morei com uma amiga que fazia e quando ela chegava da aula ela praticamente refazia a aula toda, me mostrando os movimentos... rs Então posso dizer que conheço um pouco e achei bem legal. Mas não tenho como avaliar o resultado desse exercício.

Yoga
Ioga (em sânscrito e páli: योग, IAST: yóga, AFI[joːgə]) é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia.[1] A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo.[2][3] No hinduísmo, o conceito se refere à uma das seis escolas (āstika) ortodoxas da filosofia hindu, e à sua meta rumo ao que esta escola determina como suas práticas.
- A Yoga, como vocês podem notar, é muito mais que um exercício. É uma filosofia de vida. Eu já pratiquei por algum tempo e posso dizer que foi um dos exercícios que mais surtiram resultado pra mim. Além de queimar calorias, ajuda a tranquilizar a mente, auxiliando na nossa temida ansiedade. Morro de vontade de voltar a fazer, mas preciso organizar meu tempo para isso.

Dança do ventre
A dança do ventre é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C,[1] seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhente a uma serpente foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães. Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo. É composta por uma série de movimentos vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo.
- Pra mim é um dos melhores estilos de exercício pois envolve o corpo todo, além de elevar a auto-estima. Mas é muito importante procurar uma boa professora, verificar se ela segue as raízes da dança, se o ambiente de aula é exclusivo para isso (isso é muito importante para a prática da dança!). Ao contrário do que muitos pensam, a dança do ventre não deixa ninguém 'barrigudo', pelo contrário, quando o exercício é bem feito, ele define lindamente os múisculos do abdômen. Braços, pernas, músculos das costas são também muito trabalhados. E, assim como a Yoga, os músculos internos do corpo são massageados o tempo todo, promovendo mais vitalidade à saúde em geral.

Boxe
O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.


- Eu pratiquei boxe durante um tempinho com uma personal trainer, e posso dizer que é um exercício que gasta bastante calorias e fortalece bem os músculos, principalmente braços. Trabalha também bem o abdômen e pernas, a medida que você executa os movimentos de esquiva e andada. O único problema que eu vejo é que (apesar de que a minha personal era ótima!) os exercícios são repetitivos e limitados.

Exercício com personal trainer
Treinador pessoal (do inglês personal trainer) é um profissional obrigatoriamente com formação em Educação Física e habilitado através do CONFEF, que está capacitado a ministrar e supervisionar os treinamentos seguindo os objetivos de quem o contrata e respeitando os Princípios Básicos do Treinamento. O Personal Trainer poderá seguir diversas áreas da Educação Física, tais como: Musculação, Yoga, Pilates, Alongamento, Corrida, Triatlon, Fitness, Artes Marciais, Esportes Coletivos entre outros. Sua atuação não está restrita a academias ou clubes. Poderá se desenvolver também em praças, residências ou condomínios. O trabalho do Personal Trainer pode ser complementado e obterá melhores resultados, se for simultaneamente desenvolvido com outras áreas da Saúde, a saber: Nutrição, Fisioterapia e Cardiologia.
- O período de aula que eu fiz com personal foi muuuito legal. Pra mim, que sou super preguiçosa, era muito bom porque ela me incentivava muito, me cobrava, adaptava os exercícios especificamente para mim e minhas necessidades. Para quem tem como pagar, eu indico fortemente, pois o personal pode montar o treino de acordo com o que você precisa e respeitando o seu ritmo.

Academia comum
Uma academia desportiva ou ginásio é um local (que pode ser fechado ou aberto) destinado ao ensino e à prática de esportes (natação, musculação e/ou ginástica com exercícios aeróbicos ou anaeróbios), e dotados de equipamento específico para o trabalho do corpo humano.


- Eu nunca gostei de academia comum. Sempe achei mega chato fazer musculação e odiava aqueles professores imbecis mandando eu pegar mais peso ou ir mais rápido quando eu ealmene não conseguia. Fora aquele desfile de bundas e brações pra lá e pra cá, de gente que se acha o último biscoito Piraquê de chocolate do pacote. As aulas de aeróbica, lamba isso, lamba aquilo, eu gostava, mas o problema (sempre) era conciliar o tempo.

Academia só para mulheres (tipo Curves)
A Curves (Academia para mulheres – 30 minutos de exercícios) oferece um programa completo de saúde, qualidade de vida e emagrecimento. Aliando exercícios aeróbicos para perda de peso com treino de força (musculação) para tonificação dos músculos, o circuito de atividade física da Curves provê um plano de exercícios que pode queimar até 500 calorias em apenas 30 minutos.
- Eu vou falar aqui da Curves, porque foi a que eu frequentei, mas acho que o mesmo se aplica a outras academias só para mulheres. A Curves foi um dos melhores programas de exercícios que eu fiz na vida. Você malha só 30 min por dia, 3x na semana e vê resultado! A combinação do circuito, que intercala plataformas (tipo um step baixinho) com aparelhos de localizada, faz com que se tenha um exercícios completo, local e aeróbico. O ambiente é super descontraído, muito legal!! Lá dentro é tudo fofo, lindo e cheiroso, sem aquela nhaca de academia. Ultimamente esse é o tipo de exercício que eu tenho pensado em retomar, pela facilidade do tempo.

Natação
Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efectuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma actividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto.


- Eu gostava muuuuuitão de fazer natação. É um exercício completíssimo e divertido! Meu maior problema nesse caso, nem era a falta de tempo em si, mas sim ter que acordar super cedo para ir para as aulas, que são normalmente de manhã. Se algum dia eu realizar o meu sonho de trabalhar só como fotógrafa e poder fazer meu horário, certamente voltarei a nadar, em um horário não tão cedo de manhã.

Bom, é isso. Espero que minhas opiniões possam ajudar a quem está pensando em que exercício fazer.
Agora é a vez de vocês me ajudarem! Deixem as opiniões de vocês nos comentários e concorram a um brinde exclusivo que será sorteado. Amanhã eu conto aqui que brinde será! :D

Super beijos e ótima terça!